quarta-feira, 23 de julho de 2008

Como Assim?

Passeando ontem pelo blog da minha amiga Paula (http://epifaniasdancantes.blogspot.com/), descobri sobre o tal projeto Substitutivo ao PLC 89/2003, PLS 137/2000 e PLS 76/2000, redigido pelo Senador Azeredo, ao qual quer transformar milhares de internautas em criminosos (tudo bem, esse papo já tá rolando há um tempão, mas eu andava meio desinformada).

O dito artigo 285-B do Substitutivo diz o seguinte:

"Obter ou transferir dado ou informação disponível em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, sem autorização ou em desconformidade à autorização, do legítimo titular, quando exigida:

Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.

Parágrafo único. Se o dado ou informação obtida desautorizadamente é fornecida a terceiros, a pena é aumentada de um terço."


Então está bem.. suponhamos que um estudante de 13 anos, que cursa a sétima série do Ensino Fundamental, recebe como tarefa escolar, um trabalho de ciências, por exemplo, que ele necessita pesquisar sobre, sei la, genomas, por exemplo. Ele chega em casa, conecta seu computador e inicia uma pesquisa. Encontra em um site qualquer, o artigo desejado. Faz seu trabalho, coloca o site na sua bibliografia, mas ao chegar na escola, é considerado um criminoso, porque não pediu autorização prévia ao autor do tal artigo. Então, ele pode ser indiciado e preso, simplesmente por ter feito um trabalho escolar. Um absurdo!

Também serão considerados criminosos, os escritores de fanfics, fansubbers e tradutores de séries, mangás.

Agora, vcs imaginem.. Idealizem.. Nós, que pertecemos a comunidade do Orkut, "Law & Order: SVU", e somos shippers do casal Elliot e Olivia, adoramos fantasiar um romance entre eles. E já que o romance não ocorre de fato na série, começamos a escrever nossos próprios episódios e colocamos na rede. Sem nenhum interesse comercial. Apenas por diversão, e por desejar imensamente, que algo aconteça entre eles. Então, nós escrevemos, o que chamamos de Virtual Seasons, e jogamos na rede. Agora, seremos considerados criminosos, porque teríamos que pedir autorização prévia a Dick Wolf e Neal Baer, somente para FANTASIAR! Como Assim? Assim como nós, EO shippers, existem mihares de shippers de diversos seriados, filmes e mangás, que adoram fantasiar histórias sobre personagens. Digamos tambem, que nenhum brasileiro poderá ser mais fã de mangá, a não ser que seja fluente em japonês, porque dificilmente vemos esses desenhos na tv aberta e ninguém vai querer ser detido três anos, por traduzir e jogar na rede um desenho japonês.

Teremos de nos conformar com o conteúdo pouco razoável da nossa tv. Não poderei nem mesmo, baixar as minhas novelas mexicanas, sem a devida autorização de seu autor ou adaptador. Se um canal de tv a cabo, decidir interromper a transmissão de determinado seriado, teremos de nos conformar. Quem não tem tv a cabo, então, melhor se acostumar em assistir Chaves!

É, meus amigos, é a ditadura cibernética! Cuidado! Um click e vc já é um suspeito!




Como já disse o professor Sérgio Amadeu: Será que nossas cadeias estão precisando de gente criativa?


"A criatividade estará em perigo se substituirmos a cultura da liberdade pela cultura da permissão."
Lawrence Lessing



Artigo que vale a pena ler sobre o assunto:
http://samadeu.blogspot.com/2008/06/senador-quer-criminalizar-fansubbers.html


Tenham um Bom dia! Espero não ser presa por ter citado Sérgio Amadeu e Lawrence Lessing, sem uma devida autorização. ;)


Beijoooosss! ♥

2 comentários:

Anônimo disse...

minha feelha, nÓs somos tudo umas criminosas safadas, sem-vergonha, rainhas da contravenção! HUEHAUEHAUHEAUE
Que ousadia escrever um fanfic! Não se sabe que o correto é desviar dinheiro de hospitais? Que o correto é metralhar crianças? Que o correto é matar os próprios filhos?

Oh, Senhor! Me perdi na vida, escrevi duas fanfics...

Te amo, amiga! Excelente texto!

Raquel disse...

resumindo a porra toda
tâmu fudido!
haushuahshasa

desculpe os termos
mas cara, isso é surreal
esquece isso, esquenta não
aqui só vai funcionar no dia que funcionar no resto do mundo
a gente ainda tem tempo
;)